Como cuidar de cabelos cacheados: dicas para finalizar e manter fios curtos, médios ou longos

Como cuidar de cabelos cacheados: dicas para finalizar e manter fios curtos, médios ou longos

Como cuidar de cabelos cacheados: use produtos específicos

Quem quer cuidar dos seus cabelos cacheados precisa começar conhecendo um pouco mais sobre a curvatura do seu fio e tipo de cabelo que tem. Esse é o primeiro passo para encontrar produtos específicos para essas características e que vão ter resultados muito melhores nos seus cachos.

Os tipos de cabelo costumam ser secos, oleosos ou normais, e a maioria das cacheadas tem tendência a ter fios mais secos, já que a própria curvatura do cabelo faz com que a oleosidade produzida no couro cabeludo tenha mais dificuldades para percorrer o comprimento e chegar até as pontas.

A curvatura do fio das cacheadas está dentro dos tipos 2, 3 e 4. Identificando qual o seu tipo de fio, você terá mais facilidade em encontrar shampoos, condicionadores e máscaras para as suas necessidades capilares.

Como cuidar de cabelos cacheados: siga um cronograma capilar

Se você está buscando como cuidar de cabelos cacheados não vai poder fugir de um bom cronograma capilar, uma rotina de cuidados que envolve hidratações, nutrições e reconstruções. Com isso, o cronograma consegue repor água, nutrientes, lipídios e proteínas que os cabelos perdem diariamente.

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, mas como os cacheados costumam ser mais ressecados e sensíveis do que os outros, podem ser ainda mais importante para eles.

Como cuidar de cabelos cacheados: mantenha o corte em dia

Você quer cabelos longos? Saudáveis? Bem bonitos? Então um dos segredos é cortar o cabelo!

Sim, ainda que você queira desfilar um cabelão comprido e cheio de cachos é preciso manter o corte sempre em dia para tirar as pontas mais danificadas. Isso faz com que os cabelos tenham mais força para crescer bonitos, saudáveis e com cachos bem definidos!

Como cuidar de cabelos cacheados: use técnicas de texturização

Existem diversas técnicas para finalizar os cabelos e deixar os seus cachos ainda mais volumosos, definidos e lindos. Esses truques são importantes também para quem está em transição capilar, e ainda tem duas texturas no cabelo: a natural e a que foi alisada. E uma das mais fáceis é a texturização com meia fina!

Com os cabelos úmidos e desembaraçados, aplique o seu creme de pentear preferido. Depois, basta amarrar uma meia fina no alto da cabeça, como se fosse uma faixa, e dar um nó atrás. Com cuidado, enrole cada mecha na meia de forma que, quando acabar, todo o cabelo esteja preso. Quando você desenrolar seus cachos vão estar ainda mais definidos e lindos!

Como cuidar de cabelos cacheados: cuidado na hora de dormir
Os cachos exigem cuidados mesmo na hora de dormir. Para mantê-los bonitos e definidos por mais tempo você pode optar por dormir com uma touca de cetim ou uma fronha de travesseiro do mesmo tecido.

Enquanto o algodão gera atrito com os cabelos, desmanchando os cachos e provocando frizz, o cetim deixa os fios deslizarem mais suavemente. O resultado são cabelos mais alinhados e bonitos na manhã seguinte!

Como cuidar de cabelos cacheados: fuja da água quente

A água quente acelera o ressecamento dos cabelos, e ninguém quer cachos ressecados, opacos e sem vida, não é verdade? Para evitar que isso aconteça, sempre lave os cabelos com água morna ou fria!

Como cuidar de cabelos cacheados: proteja os cabelos do calor

Quando falamos no calor dos secadores, chapinha, modeladores e até mesmo do calor solar o princípio é o mesmo que o da água quente. Todos eles deixam os cabelos cacheados ainda mais secos.

Por isso, antes de expor a cabeleira no sol, utilize cremes com fator UV e nunca esqueça os defrizantes com proteção térmica quando for secar os cabelos artificialmente.

Como cuidar de cabelos cacheados: aposte na umectação

A umectação é uma das melhores amigas das donas de cabelos cacheados. Esse procedimento é baseado na aplicação de óleo vegetal nos cabelos como forma de repor lipídios, ou seja gordura.

Isso quer dizer que seu cabelo vai ficar engordurado? Claro que não! Os cabelos mais secos como os cacheados precisam da reposição de óleo para ganhar brilho, maciez e leveza, e a umectação capilar faz isso por você!

Como cuidar de cabelos cacheados: aposente a toalha

As toalhas tradicionais colaboram na incidência de frizz, principalmente quando esfregamos elas no couro cabeludo como estamos acostumadas a fazer. A solução? Usar um tecido leve ou mesmo papel toalha para retirar o excesso de água dos cabelos!

Agora você já sabe como cuidar de cabelos cacheados como uma especialista! Então, é só levar esses conselhos para a prática e curtir um cabelão divo!

Deixe uma resposta